Em todos os sistemas térmicos elétricos, existem 4 partes principais:
-
A carga de trabalho: Que é o material a ser aquecido.
-
A fonte de calor: resistência elétrica ou um aquecedor elétrico.
-
O meio de transferência térmica: Material sólido, líquido ou gás que transfere a energia térmica para a carga.
-
O dispositivo de controle: Sensores de temperatura e controladores que regulam a intensidade de aquecimento e mantêm uma temperatura específica para a carga
Das quatro partes principais de um sistema de malha fechada. Em primeiro lugar, a localização do sensor desempenhará um papel importante, desde que os outros elementos do sistema foram selecionados corretamente. Portanto, o posicionamento ideal do sensor em relação à carga de trabalho e à fonte de calor pode compensar vários tipos de demandas de energia da carga de trabalho.
O posicionamento ideal do sensor de temperatura pode limitar os efeitos das defasagens térmicas no processo de transferência de calor. Portanto, o controlador só pode responder às mudanças de temperatura que “enxerga” por meio da resposta da localização do sensor. Assim, a instalação do sensor “no ponto ideal” influenciará a capacidade do controlador de regular a temperatura em torno de um ponto de ajuste desejado.
Posicionamento ideal do sensor em um sistema estático
Chamamos um sistema de “estático” quando há resposta térmica lenta da fonte de calor ou transferência de calor lenta e mudanças mínimas na carga de trabalho. Com o sensor colocado na fonte de calor ou próximo a ela, ele pode detectar rapidamente as mudanças de temperatura e manter um controle rígido.
Posicionamento ideal do sensor em um sistema dinâmico
Chamamos um sistema de “dinâmico” quando há uma rápida resposta térmica da fonte de calor ou rápida transferência de calor e mudanças frequentes na carga de trabalho. Quando o sistema é dinâmico, colocar o sensor mais próximo da carga de trabalho permitirá que o sensor “enxergue” rapidamente a mudança de temperatura da carga. Então, com isto permitirá que o controlador execute a ação de saída apropriada mais rapidamente.
Recomendamos que o controlador eletrônico selecionado para esta situação. Em primeiro lugar, inclua os recursos PID (capacidade de antecipação e compensação) para compensar essas condições. Como resultado, com o sensor na carga de trabalho ou próximo a ela. O sensor pode detectar rapidamente os aumentos e quedas de temperatura.
Posicionamento ideal do sensor em um sistema combinado estático/dinâmico
Quando a demanda de aquecimento oscila e cria um sistema entre o estático e dinâmico, instalar o sensor entre a fonte de calor e a carga de trabalho, para dividir igualmente o tempo de atraso da transferência térmica.
Em conclusão, o posicionamento ideal do sensor de temperatura, em primeiro lugar permite um controle mais preciso e prolonga a vida útil da resistência ou aquecedor elétrico.
Para saber sobre nossa soluções, clique aqui!