Falhas de resistências elétricas em ambientes com umidade – Como Prevenir

umidade-em-resistencias-eletricas

Evite falhas em resistências elétricas num ambiente industrial com umidade.

Após, um longo tempo de inatividade ou nas paradas de finais de semana. Você deve ter notado, que ocorrem mais falhas nas resistências elétricas. Este artigo discute este problema e também fornece informações valiosas como evitar falhas em resistências elétricas com umidade.

1) Compreendendo o problema de falhas em resistências elétricas:

Em geral, as fábricas e seus processos industriais são quentes e, em muitos casos, com muita umidade. Portanto, isto significa que existem problemas potenciais para alguns tipos de resistências elétricas. Por exemplo: resistências cartucho de alta carga, resistências tubulares, resistências microtubulares e resistências bainha, etc.

Devido ao isolante elétrico das resistências elétricas, geralmente serem com óxido de magnésio (MgO), sendo este um ótimo isolante dielétrico. Como este material é altamente higroscópico e com passar do tempo, tem a tendência a absorver a umidade do ar.  E isto acontece com mais frequência durante o tempo de inatividade das máquinas em ambientes úmidos ou durante longos períodos de armazenamento em almoxarifados.
Uma resistência elétrica carregada de umidade, quando aplicada a tensão total. Sendo que, os fusíveis queimam, os disjuntores desarmam e a tensão pode formar um arco elétrico na blindagem da resistência elétrica,destruindo-a e como resultado a queima prematura.

2) Minimizando as falhas em resistências elétricas:

Armazenar suas resistências elétricas em uma área com umidade controlada é certamente melhor. Bem como, verificar os elementos de aquecimento antes de colocá-los em funcionamento.

3) Teste para detectar o problema de umidade: 

Megômetro medem os níveis de umidade e podem variar de zero @ infinito. O valor infinito, geralmente é considerado é um valor maior do que 5.000 Megaohms, medido dos terminais e na blindagem ou carcaça da resistência elétrica.

Em resistências elétricas é recomendado um valor mínimo de 10 Megaohms.  Em outras palavras, com valores de 10 Megaohms, os elementos de aquecimento (resistências elétricas) estão secos em cerca de 99%.

4) Solucionando o problema de umidade:

Se, em uma resistência elétrica for detectada a umidade. Você deve tomar medidas para removê-la antes de ligá-lo na energia elétrica. Isso pode ser feito, colocando os elementos de aquecimento em um forno a 120°C
Na maioria das vezes, o tempo de permanência no forno será entre 1 a 24 horas (dependendo do teor de umidade). No entanto, as resistências elétricas com vedações especiais nas extremidades podem demorar mais.

5) Outro método para remoção da umidade:

É ligar a resistência elétrica com metade (50% )da tensão nominal. Isso pode funcionar bem. No entanto, isto pode levar de 12 @ 24 horas. As medições com o megômetro devem sempre ser feitas, então, antes de aplicar a tensão total.

6) Solução ideal contra ingresso da umidade:

Ao escolher utilizar controladores de estado sólido com um recurso de partida suave (soft start). Em outras palavras, a partida suave aplica tensão variada, ao longo do tempo para elevar lentamente a temperatura da(s) resistência(s) elétrica(s).

Em suma, é uma excelente escolha. 

Resistencias cartucho de alta carga
Resistencia Cartucho de Alta Carga

Acima de tudo, conte com a nossa expertise para melhorar o seu processo de aquecimento.

Para saber mais sobre nossas soluções, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *