Traço elétrico de calor ou traceamento elétrico de aquecimento ou cabo de aquecimento, são utilizados para a manutenção de temperatura em processos industriais, com isto, neutralizando os efeitos da dissipação de calor das tubulações de processo e dos equipamentos por meio de seu isolamento (se houver). Portanto, esta perda de calor resulta em uma queda de temperatura, trazendo consequências indesejáveis como tais como, por exemplo: tubos congelados, entupimento das tubulações, viscosidade do fluido reduzida, etc. Em outras palavras, a utilização do traço elétrico repõe o calor perdido e mantém a temperatura desejada através da aplicação da potência necessária.
Existem três categorias principais de traço elétrico de calor: Em primeiro lugar, Traço elétrico Autolimitante (Self-regulating heat trace) e em segundo lugar, o Traço elétrico com Potência Constante e em terceiro, o Traço elétrico de Isolação Mineral. Sendo que, cada estilo de traço elétrico de calor atende a diferentes aplicações e condições.
1. Traço elétrico Autolimitante (Self-regulating heat trace)
Este cabo se autoajusta e limita a sua saída de energia em relação à temperatura da superfície e também às condições ambientais. Em outras palavras, quanto mais quentes as condições de temperatura, menor a potência de saída. Oferecendo a maior versatilidade em projetos e aplicações com traço elétrico de calor. São flexíveis, podem ser cortados em campo, no comprimento desejado e podem ser sobrepostos sem ocorrer superaquecimento.
São aprovados e certificados para utilização em áreas corrosivas e em ambientes com atmosferas explosivas.
2. Traço elétrico de Potência Constante
Este tipo de cabo de traço térmico é projetado para distribuir uma certa quantidade de watts por metro linear em uma voltagem específica e para temperaturas até 200ºC. Ou seja, ele sempre libera os watts por metro especificados, não importa qual seja a superfície ou a temperatura ambiente. Isso significa que, na maioria das situações, o cabo de aquecimento está continuamente bombeando calor para o vaso ou tubo que está sendo mantido ou aquecido. Se o cabo de traço térmico não estiver conectado a algum tipo de dispositivo de controle de temperatura, ele pode se superaquecer e queimar. Isso não apenas estragaria o cabo, mas poderia causar danos a qualquer coisa em que ele esteja sendo usado. Portanto, o cabo de potência constante deve ser controlado por alguns meios.
São aprovados e certificados para utilização em áreas corrosivas e em ambientes com atmosferas explosivas.
3. Traço elétrico de Isolação Mineral
Traço de isolação mineral são projetados para suportar aplicações com altas temperaturas até 650 ºC e altas potências. Construídos com um elemento resistor sólido em série e incorporado a um isolamento mineral altamente compactado e blindado com tubo metálico. São disponíveis para tensão elétrica até 600Vca e com blindagens metálicas em aço inoxidável AISI 304, AISI 316, Incoloy e Inconel.
São aprovados e certificados para utilização em áreas corrosivas e em ambientes com atmosferas explosivas.
Em resumo, todos os traços elétricos acima mencionados, são utilizados em todos os tipos de indústria.
São os requisitos do cliente que determinam qual tipo a ser utilizado. As aplicações de manutenção de temperatura mais alta utiliza-se os Traços elétrico de isolação mineral devido às temperaturas máximas de exposição mais altas que eles permitem. As aplicações de manutenção de temperatura mais baixa, como proteção contra congelamento, podem usar o traço elétrico autolimitante (Self-regulating), da mesma forma, o traço elétrico de potência constante possa ser usado com a mesma eficácia, desde que seja controlado de maneira adequada, através de controladores de aquecimento elétrico.