Fadiga Térmica em Aquecedores

fadiga-em-aquecedores-eletricos

Fadiga térmica em aquecedores elétricos – Como identificar e prevenir

Toda indústria que trabalhe com aquecedores elétricos para processos industriais precisa estar atenta à fadiga térmica. Este tipo de estresse térmico contínuo em seu aquecedor elétrico pode facilmente causar uma falha do equipamento, e como resultado, levando a perdas catastróficas e colocando em risco a segurança de sua equipe.
A manutenção eficiente de aquecedores industriais requer a capacidade de identificar as causas mais comuns de fadiga térmica em seus aquecedores elétricos. Essa compreensão indica as melhores formas de evitá-los. Com alguns recursos e pesquisas, você pode garantir que os aquecedores elétricos nos quais você investiu tanto dinheiro permaneçam eficazes e eficientes por anos.
Este artigo mostrará como começar a identificar a fadiga térmica e o que você pode fazer para evitar que ela afete os seus aquecedores.

Por que a fadiga térmica em aquecedores é um problema

A fadiga térmica em aquecedores é causada pelo estresse térmico contínuo – um tipo de estresse mecânico criado pela mudança de temperatura do metal. Um aumento ou diminuição na temperatura altera a dimensão dos átomos em qualquer material, o que pode sobrecarregar não apenas os fluidos dentro do aquecedor, mas também sua estrutura física.
Quanto mais estresse térmico seus aquecedores elétricos experimentam, mais vulneráveis eles serão à fadiga térmica , que é um mecanismo “que envolve a quebra de materiais e componentes estruturais devido ao estresse cíclico (ou flutuante)”.

Falha prematura

Se não for controlada, a fadiga térmica pode levar à falha prematura do aquecedor elétrico. Essas falhas tendem a ocorrer repentinamente, depois que fissuras microscópicas se desenvolveram despercebidas por algum tempo. Essas rachaduras não podem ser vistas claramente, então pode ser fácil para elas não serem notadas na inspeção de rotina.

Causas comuns de fadiga térmica em aquecedores

A essa altura, você já sabe que as oscilações de temperatura causam estresse térmico e, como resultado,  a fadiga térmica. Por outro lado, como a maioria dos aquecedores elétricos, são construídos para suportar esse tipo de tensão, de onde vêm os danos?  Vamos explorar algumas das causas mais comuns de fadiga térmica.

Soldas com defeito

As soldas são um ótimo exemplo de estresse térmico sendo usado para um propósito positivo. No entanto, soldas defeituosas ou malfeitas podem iniciar microfissuras que ficam maiores quando expostas à fadiga térmica a longo prazo. Por exemplo, quando a falha é devida a uma aresta soldada irregular, isto pode causar tensão e levar à instabilidade estrutural.

Estresse térmico durante operações liga-desliga

Passar do quente para o frio rápido demais é uma fonte comum de estresse térmico. Normalmente, isso pode ser gerenciado pelo maquinário, mas se a resistência elétrica não for desligada e ligada usando protocolos controlados, pode causar estresse mesmo quando o material é altamente dúctil e geralmente resistente a este tipo de fadiga.

Tensão entre a bainha e o isolador

Outra fonte de estresse no equipamento de aquecimento elétrico é a relação entre a bainha e o isolador. Normalmente, os aquecedores elétricos possuem mecanismos como ventiladores que mantêm uma temperatura constante. Se esses mecanismos não estiverem funcionando de maneira eficiente, o gradiente térmico da bainha e do isolador ficará desalinhado. Então, isso leva ao estresse que acelera o desenvolvimento de rachaduras.

Como você pode prevenir a fadiga térmica em aquecedores

É parte integrante do cumprimento diligente das rotinas de manutenção de aquecedores industriais, de modo que quaisquer sinais de fadiga térmica, não importa o quão pequenos sejam, sejam monitorados e tratados imediatamente.

Veja abaixo, como você pode manter sua solução de aquecedor elétrico funcionando melhor por muito mais tempo.

Inspeção de pré-instalação

Antes de instalar sua solução de aquecimento em seu local de trabalho, faça uma inspeção cuidadosa de pré-instalação. Além disso, este é um bom momento para se familiarizar com a máquina e como ela funciona.  Inspecione todas as soldas para garantir que nenhuma esteja com defeito e examine todas as peças em busca de rachaduras, não importa quão pequenas.

Seleção de Material

O processo de seleção da resistência elétrica é mais fácil quando você está ciente de suas necessidades. Bem como quais aspectos do uso regular podem colocar pressão adicional sobre o seu aquecedor. Certifique-se de escolher um material mais dúctil , que tende a ser mais resistente à fadiga térmica, bem como à formação de fissuras.

Manutenção de rotina e inspeção

A manutenção e inspeção de rotina são essenciais para monitorar os efeitos do estresse térmico e da fadiga em seus aquecedores e outras máquinas. Rotinas regulares como essas detectam as falhas antes que elas ocorram.

Preocupamo-nos profundamente com os nossos clientes e com a longevidade dos aquecedores. Certifique-se de verificar nossos recursos para obter mais informações sobre como evitar fadiga térmica e outros problemas, para que você possa garantir que seu aquecedor permaneça eficiente e seguro por muitos anos. 

Contate-nos, para saber mais sobre aquecedores elétricos e todas as outras soluções de aquecimento que oferecemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *