A História do Aquecimento Elétrico

a-historia-do-aquecimento-eletrico

Uma Breve História do Aquecimento Elétrico

O Aquecimento Elétrico é um processo no qual a energia elétrica é convertida em energia térmica. Por exemplo: aquecimento de ambientes, cozimento, aquecimento de água e de processos industriais são as aplicações mais comuns.

Aquecedor elétrico é um dispositivo elétrico que converte uma corrente elétrica em calor. O elemento de aquecimento dentro de cada aquecedor elétrico é um resistor elétrico.

Funciona segundo o princípio do aquecimento Joule: uma corrente elétrica passando por um resistor converte essa energia elétrica em energia térmica. A maioria dos dispositivos modernos de aquecimento elétrico utiliza o fio de níquel cromo como elemento ativo.

Abaixo a cronologia da história do aquecimento elétrico

1890 – Alguns dos primeiros aquecedores foram criados pela empresa americana General Electric (fundada por Thomas Edison) no início da década de 1890. Esses primeiros aquecedores utilizavam lâmpadas de vidro alongadas para gerar calor.
Esses aparelhos eram rudimentares em design, mas abriram caminho para interações mais sofisticadas.

1905 – Em 1905, Albert Leroy Marsh descobriu o cromel – uma liga criada a partir de 4 partes de níquel e 1 de cromo – que era 300 vezes mais forte do que outros elementos de aquecimento da época e possibilitou fios duráveis de alta resistência.
Muitos consideram este o verdadeiro “pai do aquecimento elétrico”.

1915Edwin L. Wiegand era um engenheiro de Pittsburgh. Trabalhando em um laboratório improvisado na sala de jantar de sua família, experimentou várias maneiras de encapsular a frágil e às vezes perigosa tecnologia de calor de ‘espiral exposta’ da época em um dielétrico. Uma patente foi registrada em 1915 e a história foi feita quando o mundo viu seu primeiro elemento de aquecimento por resistência com bainha metálica (resistência bainha).
Foi o fundador da Chromalox, iniciando a indústria de aquecimento elétrico.

1921Christian Bergh Backer, patenteou em 1921, o elemento de aquecimento tubular moderno.
Foi durante seu trabalho com o elemento metálico magnésio que Christian Backer identificou as propriedades do óxido de magnésio puro (MgO), e reconheceu o potencial de um bom condutor elétrico e também um excepcional condutor de calor mesmo em altas temperaturas.

1969 – Na década de 1960, em plena era da Corrida Espacial e com a Apollo 11.
Foi um Aquecedor de tira (resistência bainha) da Chromalox, localizado na caixa de controle eletrônico de um dispositivo de disparo de combustível no Módulo Lunar, que apoiou o grande salto da humanidade para a lua.

2021 – Os Aquecedores elétricos são parte da solução para os problemas climáticos atuais. É fascinante que uma invenção que remonta ao início dos anos 1920 possa assumir esse papel.
Pode parecer ilógico que uma tecnologia que existe há um século possa ajudar a resolver alguns dos maiores desafios do nosso tempo, mas o fato é que os Aquecedores Elétricos são encontrados em muitos produtos de uso diário e que desempenham um papel importante.

História do Aquecimento Elétrico
A História do Aquecimento Elétrico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *