Esta introdução aos aquecedores elétricos dá uma visão geral dos dispositivos de aquecimento elétrico comumente utilizados em aplicações industriais. Portanto, se você tem interesse em utilizar ou saber mais sobre aquecedores elétricos, este artigo serve como ínicio para sua pesquisa.
Aquecedor elétrico de imersão para uso industrial ou de processo é um dispositivo de aquecimento utilizado nas indústrias para a fabricação e preservação de diferentes produtos químicos, gases e fluidos viscosos, tais como, por exemplo: óleos, amônia, fluídos petroquímicos, gases e produtos sensíveis a baixa temperatura, etc. O avanço da tecnologia de aquecimento abriu o caminho para muitos desenvolvimentos significativos também no setor industrial, a eletricidade geralmente alimentam estes equipamentos. O mais importante, a eletricidade, é comparativamente mais ecológica do que qualquer outra fonte de combustível.
Tipos de aquecedores elétricos
Existem quatro tipos de aquecedores elétricos de imersão, são eles: Aquecedor elétrico de imersão flangeado, aquecedor elétrico de imersão sobre borda, aquecedor elétrico de imersão com plugue roscado e aquecedor elétrico de circulação. Sendo, que cada um tem dimensões, mecanismos de operação e opções de montagem diferentes.
Aquecedores elétricos e seu uso nas indústrias
Aquecedores elétricos industriais são comuns nas indústrias por causa de sua especialidade de gerar calor 100% controlado.
Além disso, outra aplicação típica desses aquecedores são em diferentes tipos de indústrias químicas, onde os fluidos viscosos precisam de fornecimento constante de calor para evitar, por exemplo: aumento de viscosidade, cristalização do produto, diminuição do fluxo de produção, condensação, entupimento de tubulações etc, o que causaria um declínio em sua qualidade de processo.
Aquecedores elétricos para processo
Os aquecedores elétricos são dispositivos de aquecimento de processo , que são utilizados para o tratamento de fluidos como óleo, amônia, nitrogênio, água e combustível. Além disso, um dos papeis mais importante destes equipamentos é na geração de energia térmica junto ao refino de petróleo e gás. Da mesma forma, todo o processo de aquecimento é realizado utilizando eletricidade como fonte de alimentação.
Detalhes técnicos e de fabricação
A base de fixação e de sustentação do aquecedor elétrico industrial é composta de metal, que é cuidadosamente soldado aos elementos de aquecimento. Estes equipamentos estão disponíveis no mercado com múltiplas variações de designs e formatos. Em outras palavras, é que as diferenças nos modelos e nas propriedades operacionais oferecidas, dependem de cada fabricante.
Os elementos de aquecimento que são utilizados nestes aquecedores são os elementos tipo tubulares ou resistências elétricas tubulares. Devido a grande versatilidade, flexibilidade e robustez que eles proporcionam.
Os aquecedores elétricos de imersão são feitos especificamente para fornecer aquecimento rápido com minima perda de calor e como também são robustos para prevenção contra corrosão e ferrugem.
Controladores para os aquecedores
Um controlador de temperatura também pode ser fornecido, que você mantenha a quantidade certa de calor de acordo com o conteúdo do recipiente, no geral, o equipamento é projetado para ser à prova de choque para evitar ferimentos. Mas, é aconselhável não expor nenhuma parte do corpo ao equipamento sem tomar as precauções necessárias.
Vantagens dos aquecedores elétricos
- São mais seguros do que os sistemas à combustão
- 100% controlável e preciso
- Utilizam energia limpa e não emitem CO²
- Baixos custos operacionais e de manutenção
- Fácil integração com os processos industriais
- Capaz de operar em altas temperaturas
- Opção para trabalho em atmosferas explosivas
- Alto grau de customização
Em resumo, para saber como podemos solucionar sua necessidade de aquecimento, envie-nos um e-mail AQUI!